segunda-feira, 3 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente Inesquecível no Tamar Ubatuba

O Tamar dá continuidade à programação para o IV Festival da Mata Atlântica, em Ubatuba/SP, com show de Dudu Lima Trio e participação especial de Milton Nascimento!


Nesta última semana do IV Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, o Projeto Tamar continua com uma programação repleta de atividades divertidas, com brincadeiras, oficinas, soltura de tartarugas marinhas e shows. Comemoramos a Semana do Meio Ambiente e o Dia dos Oceanos.

Diariamente, aqueles que vierem ao Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba poderão aproveitar a monitoria, acompanhar a ‘Hora do Gelo’ (13h) – quando as tartarugas brincam com blocos de peixes congelados – e participar da ‘Alimentação interativa das Tartarugas Marinhas’ (16h).

Nos dias 3 e 4 de junho, os jovens do Programa ‘Nosso Papel de Futuro’ promovem uma oficina de papel reciclado para alunos de escolas agendadas vivenciarem esta experiência.

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o Tamar participa da ‘Festa do Jundú’, promovida pela Sala Verde/PMU, realizando uma soltura de tartaruga marinha na Praia do Perequê-açú, às 16h, em frente ao Corpo de Bombeiros.

De 7 a 9 de junho, sempre às 15h, no Espaço Infantil do Centro de Visitantes, as crianças são convidadas a ‘Brincar com a Galera da Praia’, para aprender de forma divertida a cuidar do mar.

No dia 7 de junho, às 19h, no auditório do Aquário de Ubatuba, as irmãs Laura, Laura, Tamara e Marina Klink, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Klink, ministram a palestra ”Um olhar sobre a vida em risco: 7 férias na Antártica”, promovida pelo Projeto Tamar em parceria com o Aquário de Ubatuba.

No Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, sábado, o Tamar convida a todos para conhecerem o ‘Programa Amigos do Mar’, desenvolvido em parceria com o Instituto Arcor Brasil – que ficará em exposição durante todo o dia. Também convida as crianças a descobrirem os mistérios da ‘Caça ao Tesouro dos Amigos do Mar’, às 15h, no Espaço Infantil.

Neste dia, o Tamar inaugura, no Espaço de Exposição, a mostra “Antártica - A Última Fronteira”, da fotógrafa Marina Klink, que também lançará seu livro de fotografias, publicado pela Editora Brasileira. Marina revela a beleza e a magia do mundo natural em fotografias coloridas e em preto e branco, demonstrando o quanto uma região inóspita pode ser repleta de vida.

Às 16h, o Tamar fará uma soltura de tartarugas marinhas, em frente ao Hotel Recanto das Toninhas, na Praia das Toninhas.

E nesta noite, a partir das 20h, o Tamar apresenta o Show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento.

Show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento
No dia 8 de junho, às 20h, sobe ao ‘Casco Acústico’ do Tamar a banda ‘Os Cascudos’, cantando músicas dos CDs do Tamar e abrindo o show de Dudu Lima Trio, com a participação especial de Milton Nascimento.

O show faz parte da turnê do ‘Movimento Tamarear’, uma ideia que nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Tamar. Lá se vão dois CDs gravados, com músicas inéditas, de autoria de compositores profissionais, pescadores, moradores das comunidades e funcionários do Tamar. Os temas principais das canções são o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e as histórias das pessoas e das comunidades que ajudam o Tamar.

Além disso, artistas como Lenine, Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato, Dudu Lima, Duda Diamba, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Armandinho, entre outros, estão envolvidas no ‘Movimento Tamarear’.

Para que o programa se efetivasse, foram criados espaços culturais em alguns Centros de Visitantes do Tamar, com palco, iluminação e som profissionais para abrigar os shows das bandas, artistas independentes e manifestações culturais locais, além de atrações nacionais.

As bases do Tamar criaram suas bandas, como Som no Casco (Aracaju/SE), Tamarazul (Fernando de Noronha/PE), Septeto Tamarear (Florianópolis/SC), Casco Cabeça, Tamarock, Tamareando Reggae e grupo Tamarear (Praia do Forte/BA) e Os Cascudos (São Paulo/Ubatuba).
 
A galera de Ubatuba – A banda ‘Os Cascudos’ é composta por músicos locais, mantendo a mesma formação desde o início: André Ramos (guitarra), Rafael Furtado (baixo), Wanderley Alves (bateria) e Ieda Terra (voz). Em 2010, nas comemorações de 30 anos do Projeto Tamar, inaugurou o novo Espaço Cultural do Tamar, abrindo o show e cantando junto com o cantor Pedro Morais. A partir daí, esteve presente nos eventos comemorativos no Centro de Visitantes do Tamar e na abertura de grandes shows, como Dudu Lima, Renato Teixeira, Gabriel Sater, Xangai e outros, recebendo também participações especiais como da cantora Michele Bruna.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

SERVIÇO

Programação

3 e 4 de junho – Oficina de Papel Reciclado para escolas

5 de junho – DIA DO MEIO AMBIENTE – Soltura de tartarugas marinhas

7 de junho – Palestra ‘Um olhar sobre a vida em risco: 7 férias na Antártica’ – Irmãs Klink

8 de junho – DIA DOS OCEANOS – Atividades do Programa Amigos do Mar; Lançamento da Mostra “Antártica - A Última Fronteira”; Soltura de tartarugas marinhas; Show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento

Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP
Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014
tamaruba@tamar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário