quarta-feira, 24 de julho de 2013

Foca-caranguejeira É Encontrada na Praia do Camburi


Texto: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta

Uma foca-caranguejeira da espécie Lobodon carcinophagus foi encontrada hoje (22) na Praia do Camburi, em São Sebastião. A equipe de biólogos e veterinários do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos do Instituto Argonauta foi avisada pela Polícia Ambiental da região e foi até o local para prestar atendimento. O mamífero foi encontrado na areia da praia e estava saudável, sem ferimentos. Foram realizados procedimentos de biometria e anilhamento. Por volta das 14 horas o animal retornou ao mar.

De acordo com informações dos técnicos do Instituto Argonauta, o animal encontrado é uma fêmea, com 1,75 metros e pesa cerca de 80 quilos. “Trata-se de um mamífero subadulto, que ocorre na Antártica e ocasionalmente ao norte da Convergência Antártica, costa sul da América do Sul, Nova Zelândia, África e Austrália. Seu aparecimento no litoral é comum por causa das correntes frias que vêm da Antártica nessa época do ano”, explica o oceanógrafo e Presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo.

A operação contou com o apoio de um técnico da Fundamar e de membros da Defesa Civil que ajudaram a isolar o local até a chegada da equipe do Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta, mantido através de convênio com a Petrobras e parceria com o Aquário de Ubatuba. “É importante ressaltar que ao encontrar um animal marinho na praia, como um lobo-marinho ou uma foca, deve-se ligar para o órgão responsável e não é aconselhável se aproximar, pois o animal pode atacar”, afirma Hugo.

Sobre o Instituto Argonauta 
 
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. O Instituto foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisa voltados à preservação do oceano. Tem como objetivo, o desenvolvimento e o apoio à cultura e educação com ações de conservação ambiental, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. Está sediado em Ubatuba, atua em parceria com o Aquário de Ubatuba e mantém convênio com a Petrobras desde outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário