quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lobo-marinho Subantártico é Encontrado no Litoral Norte de São Paulo

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação do Instituto Argonauta

Um lobo-marinho da espécie Arctocephalus tropicalis foi encontrado ontem (15) na Praia de Maresias, em São Sebastião. A equipe do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos do Instituto Argonauta foi até o local para prestar atendimento e, felizmente, constatou que o animal está forte, não apresenta ferimentos significativos e que parou na praia apenas para descansar. Na manhã de hoje (16), o animal foi visto em Ilhabela, também no litoral norte paulista, onde permaneceu em seu período de descanso, conforme análise realizada pelos veterinários e biólogos do Instituto.

“Esta espécie é comum no extremo sul do nosso continente e nas ilhas que margeiam a Antártica e seu aparecimento no litoral paulista se dá por causa das correntes que vêm da Antártica nessa época do ano, como parte de um fenômeno cíclico da natureza”, explica o oceanógrafo e Presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo.

O animal encontrado é um macho, com cerca de 2 anos, mede aproximadamente 1,70 metros e pesa em torno de 90 quilos. A equipe técnica do Instituto realizou a marcação do lobo-marinho com anilha e foram coletados sangue e pelos para pesquisa. Por volta das 16 horas o animal retornou ao mar.

A operação contou com o apoio da Polícia Ambiental e da Defesa Civil que isolou o local até a chegada da equipe do Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta, mantido através de convênio com a Petrobras e parceria com o Aquário de Ubatuba. “É importante ressaltar que ao encontrar um animal marinho na praia, como um lobo-marinho, por exemplo, não é aconselhável se aproximar, pois o animal pode atacar”, afirma Hugo.

Sobre o Instituto Argonauta 
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. O Instituto foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisa voltados à preservação do oceano. Tem como objetivo, o desenvolvimento e o apoio à cultura e educação com ações de conservação ambiental, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. Está sediado em Ubatuba, atua em parceria com o Aquário de Ubatuba e mantém convênio com a Petrobras desde outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário