sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Atrações da Segunda Semana do III Mês da Cultura Popular do TAMAR Ubatuba

Para comemorar o mês do folclore brasileiro, o Tamar Ubatuba promove em agosto a terceira edição do Mês da Cultura Popular, com uma programação especialmente elaborada para valorizar as tradições locais e a cultura regional!

Após a inauguração da Mostra fotográfica ‘Povos da Mata’, que permanecerá todo o mês de agosto, a apresentação colorida da ‘Dança das Fitas do Itaguá’ e do delicioso repertório do Grupo Concertada, ocorridos no final de semana passado, o Tamar Ubatuba continua sua programação do III Mês da Cultura Popular.

O Cine Club Cultural traz nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, às 20h, o documentário ‘Dias de Caiçara’. "A música caiçara é apresentada como um ritual que abre as portas de tudo que é sagrado no universo caiçara, e registra o jeito de viver e ser deste povo do mar".

No sábado, dia 10 de agosto, às 16h, o Mestre canoeiro Renato Bueno demonstra a confecção de uma canoa caiçara, oferecendo aos visitantes a experiência única de "trabalhar a madeira para flutuar" no mar.

Nesta noite, às 20h, a 'Congada de São Benedito', uma manifestação cultural e religiosa de influência africana, sobe ao Casco Acústico para apresentar sua bela coreografia. O destaque é a ilustre presença de "Seu" Dito, o caiçara que trouxe a congada para Ubatuba.

Às 21h, o Grupo Concertada faz uma reprise do sucesso de sua última apresentação no Tamar, trazendo seu repertório de músicas populares brasileiras.

No dias 13 de agosto, às 19h, estão todos convidados para a aula aberta de dança: ‘Ritmos afro-brasileiros’, com a professora Ariane de Oliveira.

E tem mais! O curta infantil ‘A Menina e o Mar’, uma fábula repleta de mistério e aventura,  será exibido aos pequenos visitantes e às escolas agendadas.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

SERVIÇO
9/08
20h Cine Club Cultural: ‘Dias de caiçara’

10/08
16h Oficina de Canoa com o Mestre Canoeiro Renato Bueno
20h Apresentação Cultural: 'Congada de São Benedito'

13/08
19h Aula Aberta de Dança: Ritmos Afro-brasileiros

Funcionamento:
Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceção de quarta-feira), das 10 às 18 horas (segunda a quinta) e das 10 às 20h (sextas e sábados).

 Preços de entrada:  
* Crianças acima de 1,20 m e Adultos - R$ 13,00;
* Crianças abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos - não pagam.
* Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.
Endereço:
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP

Telefone:
(12) 3832-6202 e 3832-7014

Nenhum comentário:

Postar um comentário