sexta-feira, 2 de agosto de 2013

III Mês da Cultura Popular no TAMAR de Ubatuba

Texto: Assessoria de Comunicação do TAMAR de Ubatuba

Para comemorar o mês do folclore brasileiro, o Tamar Ubatuba promove em agosto a terceira edição do ‘Mês da Cultura Popular’, com uma programação especialmente elaborada para valorizar na cultura regional!

A partir do dia 1 de agosto, a Mostra fotográfica ‘Povos da Mata’ estará no Espaço de Exposição do Centro de Visitantes, com belas imagens registradas pelos fotógrafos locais. A Mostra foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba e gentilmente cedida ao Projeto Tamar.

Durante todo o mês, as escolas que visitarem o Tamar, terão a possibilidade de agendar para assistir um dos três curtas-metragens infantis que trazem temáticas do folclore brasileiro em histórias super divertidas!

O Cine Club Cultural acontecerá em duas sextas-feiras, às 20h, trazendo dois filmes: um que retrata a música regional - ‘Dias de Caiçara’ (9/8), e o outro que conta, de forma divertida, o início da História do Brasil ‘Caramuru: a Invenção do Brasil’, filme gravado na Picinguaba/Ubatuba.

O Grupo ‘Dança das Fitas do Itaguá’ abre a noite com sua colorida e animada apresentação, no dia 3 de agosto, às 20h. Na sequência, o Grupo musical Concertada faz sua apresentação mensal com repertório especial para a ocasião.

No dia 10 de agosto, às 20h, a 'Congada de São Benedito' faz sua apresentação cultural, uma coreografia bem sincronizada e a apresentação ilustre de "Seu" Dito, caiçara que trouxe a congada para Ubatuba.

Nos dias 13 e 20 de agosto, às 19h, todos estão convidados para a aula aberta de dança: ‘Ritmos afro-brasileiros’, com a professora Ariane de Oliveira.

O III Mês da Cultura Popular Caiçara encerra no sábado, 24 de agosto, com diversas atrações!

O músico e Mestre rabequeiro, Mario Gato, oferece aos visitantes, das 16h às 18h, a oportunidade de aprender a fazer rabeca, o instrumento musical que é símbolo da cultura caiçara.

Às 20h, o Tamar e o Silo Cultural de Paraty promovem uma ‘Roda de Conversa sobre Cultura’, com os convidados especiais: os artistas regionais Luís Perequê e Mario Gato, e os secretários de Cultura dos municípios de Ubatuba/SP, Isabela Vianna Vassão, e de Paraty/RJ, Ronaldo dos Santos.

Para finalizar a noite, sobe ao palco, o ‘Fandango Ubatubano’, trazendo música e a Xiba, mostrando antigas tradições nos pés e na voz de pessoas que lutam para manter viva a cultura caiçara. Como convidado especial, Luís Perequê apresenta algumas de suas composições em um encontro que ficará pra sempre na memória!

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

SERVIÇO

01 a 31/08 (com exceção das quartas-feiras)

10h às 18h Mostra Fotográfica ‘Povos da Mata’

10h às 18h Cine Clubinho Cultural para escolas (por agendamento)

 
03/08

20h Apresentação Cultural: Dança das Fitas do Itaguá

20h30 Grupo Concertada: especial cultura popular


9/08

20h Cine Club Cultural: ‘Dias de caiçara’


10/08

20h Apresentação Cultural: 'Congada de São Benedito'


13 e 20/08

19h Aula Aberta de Dança: Ritmos Afro-brasileiros


23/08

20h Cine Club Cultural: ‘Caramuru, a invenção do Brasil’


24/08

16h Oficina de Rabeca com o Mestre Mario Gato

20h Roda de Conversa sobre Cultura com o músico e ativista cultural Luís Perequê, o historiador e músico Mario Gato, a Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba Isabela Vianna Vassão, e o Secretário de Cultura de Paraty Ronaldo dos Santos

20h30 Apresentação cultural: Fandango Ubatubano com convidado especial Luís Perequê

Funcionamento:

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceção de quarta-feira), das 10 às 18 horas (segunda a quinta) e das 10 às 20h (sextas e sábados).

Preços de entrada:

Crianças acima de 1,20 m e Adultos - R$ 13,00;

Crianças abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos - não pagam.

Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.

Endereço:

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Nenhum comentário:

Postar um comentário