terça-feira, 30 de setembro de 2014

Vote em Quem Demonstra Acreditar em Sua Cidade

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

No próximo domingo, dia 05 de outubro, ocorrerão as eleições para Presidente, Senador, Governador e Deputados Federal e Estadual. A grande maioria da população, segundo as pesquisas de intenção de voto, já escolheu seus candidatos a Presidente, Governador e até mesmo Senador. A grande dúvida permanece com relação aos Deputados Federais e Estaduais.

Em cidades pequenas como Ubatuba o eleitor fica ainda mais confuso, pois no período eleitoral há uma enxurrada de candidatos, trazidos pelos mais diferentes grupos e com um número imenso de promessas, muitas delas totalmente absurdas e inexequíveis. Em meio a uma imensidade de placas, folhetos e santinhos o eleitor se depara com a difícil missão de escolher entre o novo ou reeleger àqueles que pleiteiam mais um mandato.

A figura do Deputado Federal é ainda algo distante do eleitor, porém no que se refere a escolha de Deputado Estadual há a possibilidade de uma análise da vida do candidato ou de suas realizações, nas hipóteses em que o mesmo pleiteia a reeleição. Quando o eleitor opta pelo novo, não há o que falar ou comentar, haja vista que cada um acredita naquilo que quer ou lhe convêm. Já nas hipóteses de reeleição há a possibilidade de separarmos o joio do trigo.

Apenas a título de exemplo dos critérios que devem ser seguidos pelo eleitor, na avaliação do candidato a deputado estadual merecer ou não ser reeleito, é possível citar situações reais de Ubatuba, onde podemos comparar realizações decorrentes do bom senso e de uma visão mais ampla da realidade e das necessidades da população, com realizações insignificantes, pífias, próprias de politiqueiros que pensam enganar a população com esmolas.

A moradia digna é uma das condições indispensáveis para a inserção do cidadão na sociedade. Nesse sentido as ações da Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU são um exemplo a ser seguido e respeitado. O Deputado Estadual Campos Machado é sem a menor sombra de dúvidas o principal articulador entre os municípios e o Governo do Estado no sentido de ampliação do número de unidades colocadas à disposição dos cidadão de baixa renda ou em situação de risco e vulnerabilidade. Esse tipo de trabalho realizado por Campos Machado traz mais resultados práticos do que políticos, haja vista o esforço despendido entre a ideia inicial e a entrega efetiva das unidades habitacionais. 

Cabe ao eleitor priorizar quem durante seu mandado deu prioridade para os cidadãos e para as necessidades básicas da cidade. Entregar uma van ou uma ambulância a cada dois anos qualquer um faz e sequer precisa ser Deputado para tal. Por outro lado alterar a realidade de cidadãos, provendo-lhes um mínimo de dignidade é tarefa para poucos. Quando moradias do CDHU são entregues toda a cidade ganha e não apenas àqueles que receberam os imóveis, haja vista que a existência de moradores em áreas de risco ou de preservação permanente é prejudicial ao município como um todo, afetando até mesmo o turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário